206 anos da Câmara Municipal de Itapemirim
terça-feira, 09 de agosto de 2022

Câmara Municipal de Itapemirim celebra neste dia 09 de agosto, 206 anos de instalação

O ato ocorreu no ano de 1816, instalando também, o Pelourinho, na então, Freguesia de Itapemirim, onde se verificava um nítido crescimento democrático e econômico, criando condições favoráveis à sua emancipação administrativa. À época, a Freguesia foi elevada à categoria de Vila, com o nome de Nossa Senhora do Amparo de Itapemirim, por meio do Alvará nº. 55, de 27 de junho de 1815.

A Comarca de Itapemirim foi criada pela Lei Provincial nº 5, de 23 de março de 1835, Art:4º, que compreendia os termos da Vila de Itapemirim, de Benevente e de Guarapari, segundo o historiador Luciano Retore Moreno. Até a aquisição da sede própria para seu funcionamento, as Sessões semanais da Câmara Municipal ocorriam geralmente na casa do Juiz Municipal que presidia o órgão, ou em residências alugadas especialmente para tal. Em 1854, o Sr. Archanjo José de Souza cobrava da Câmara dez mil réis mensais pelo aluguel de seu imóvel utilizado para os ofícios da instituição.

Somente em 1857, na sessão do dia 17 de agosto presidida pelo capitão Francisco Gomes Bittencourt, os vereadores aprovaram a compra da casa pertencente à D. Josepha de Pinho Souto Bello, pela quantia de 10 contos de Réis e deram início à ampliação do espaço para acomodar a Câmara e a cadeia.

Na ocasião, o governo provincial, sob a previdência de Francisco Alberto Rubim contribuiu com quatro contos de Réis, enquanto fazendeiros, como Joaquim Marcelino da Silva Lima, o Barão de Itapemirim, os Gomes Bitencourt e o comendador Felício Augusto de Lacerda, que cedeu o mobiliário, além de outros, se encarregaram de completar o restante. Foram necessárias várias obras de adaptação para permitir o funcionamento da cadeia pública, salão do júri e sala das sessões. Apesar de a inauguração ter ocorrido em julho de 1862, até 1867 ainda havia direcionamento de verbas para a derradeira conclusão do prédio.

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM-ES