Itapemirim realiza ações em homenagem

Semana comemorativa de 20 a 24 de março

20 de março de 2017 às 00h00.

Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas e ao Dia Mundial da Água, 21 e 22 de março, respectivamente, o Executivo Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente de Itapemirim, irá realizar ações durante toda a semana, do dia 20 ao dia 24 de março.

Na segunda-feira (20), a partir das 8h30, haverá distribuição de mudas e campanha de educação ambiental na praça e no porto de Itaipava.

Na terça (21), ocorrerá ação de limpeza nas margens do rio Itapemirim e plantio de mudas para recomposição da mata ciliar, na Sede do município, às 9h.

Dia 22 de março, quarta-feira, os alunos dos turnos matutino e vespertino da escola Elvira Meale Lesqueves, em Itaóca, receberão uma palestra com o tema “Economia de Água e Conservação Ambiental”. No mesmo dia, às 8h, em parceria com a usina Paineiras, os alunos do curso técnico de Açúcar e Álcool da escola Washington Pinheiro Meirelles receberão palestra e plantarão mudas nas margens do rio Itapemirim, na altura de Paineiras.

Quinta-feira (23), às 8h30, terá distribuição de mudas e educação ambiental na região da Grande Piabanha.

Na sexta-feira (24), também ocorrerá distribuição de mudas e educação ambiental, além de cadastro para o projeto Mata Ciliar durante a Feirinha Municipal, na Sede, às 8h.

Projeto Mata Ciliar

Qualquer produtor rural ou cidadão que tenha em sua propriedade uma nascente ou curso hídrico e queira fazer a recomposição florestal pode entrar em contato com a secretaria de Meio Ambiente e realizar o cadastro para ser contemplado pelo projeto.

Em seguida, os técnicos irão ao local ver a real necessidade da recuperação e já fazem o levantamento do material e quantidade de mudas necessárias.

O município disponibiliza materiais como mourões, arame para cercas, grampo e formicida, além do monitoramento periódico da área plantada e entrega de mudas. “Nosso maior objetivo com o projeto é promover nas margens dos rios, córregos e nascentes, um espaço de revegetação nativa que servirá de habitat para aves, pequenos mamíferos e outros animais que acabaram desaparecendo e retornarão a estes locais. Também quero ressaltar a importância da proteção das nascentes e consequentemente do fluxo de água, tendo em vista que a vegetação faz com que elas não sequem”, explica o secretário de Meio Ambiente, Tiago Leal.

Os interessados podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Aulus Vasconcelos, nº 110, na sede do Município, e realizar o cadastro. Contato: (28) 3529-6419.

Fonte: Site do Município de Itapemirim